Expressionismo
Movimento artístico que teve seu auge no final do século XIX e início do século XX.
Sem preocupação com a beleza ou com os padrões procura mostrar as impressões, denuncia, não raro, as mazelas sociais, tem uma extensão dramática e às vezes subjetiva.
O período em que se desenvolveu esse movimento artísticos foi muito conturbado. Cenário da primeira guerra mundial, da revolução russa, do período entre guerras. Todos esses eventos propiciaram um clima com características únicas e férteis para tal movimento.
Edvard Munch, pintor de "O Grito" foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha.
Com base nestas e em outras informações sobre o Expressionismo foi pedido que cada aluno, a partir do personagem central do quadro, criasse uma releitura do mesmo abordando denúncias sociais a partir de reportagem e matérias de jornais e revistas.
Vamos conferir o resultado?

Emil Nolde, Crucificação, 1912
Este post é especialmente interessante para quem está começando a estudar a arte moderna. Segundo a lógica da História da Arte ocidental, a grande maioria da informação sobre movimentos artísticos na modernidade diz respeito a uma série de movimentos chamados Vanguardas Artísticas. As Vanguardas aconteceram no início do século XX na Europa e constituem um conjunto de ações e manifestos ligados às novas formas de concepção e fruição da arte. Mas apesar da mudança de postura que se formou então, dentro e fora da arte – a demasiada importância aos aspectos da representação naturalista do mundo exterior cedeu lugar à demasiada importância aos aspectos formais da obra e a uma subjetividade na representação – o produto destas Vanguardas não foi diferente do produto da antiga arte, isto é, obras de arte.

(Ismael Nery)

Kirchner Cartaz da Ponte
O primeiro movimento da Vanguarda que vamos estudar é o Expressionismo.O expressionismo aconteceu em vários períodos da primeira metade do século XX e também em vários países. Porém os principais berços expressionistas são a Alemanha e a França. Na Alemanha foi onde o movimento se desenvolveu pelo menos em 3 momentos distintos e com características também singulares a cada período histórico (A Ponte, O Cavaleriro Azul e Nova Objetividade); e na França, apesar de breve, desenvolveu-se um expressionismo (Fauvismo) que foi muito influente no movimento moderno do Brasil. Arte Moderna no mundo foi o movimento artístico mais importante de todos, pois através dela foram surgidos vários gêneros de grande influência, um desses foi o Expressionismo que com muita potencialidade trouxe vários artistas ao auge, pois com inspirações tiradas de emoções eles surpreendiam todos os admiradores de artes.
As principais características que compõem o Expressionismo estão exatamente como o nome diz, no expressar de emoções, porém essas emoções que nós falamos são dramáticas, e os personagens usados para as obras eram os próprios seres humanos. Neste gênero de arte surgiram algumas categorias, hoje iremos falar sobre as obras de Pintura e Escultura que em sua grande maioria tiveram uma ótima aceitação do público.
Um dos principais e mais conhecidos nomes do Expressionismo no mundo é o de Vincent Willem van Gogh, que fez grandes obras desse gênero.
Na Pintura o Expressionismo teve sua aparição em praticamente todos os países do mundo, onde na China e no Japão podia se encontrar esse tipo de arte em várias regiões, e naEuropa ela aparecia em catedrais góticas e românicas e tinham como principal objetivo passar um sentido de religiosidade.
Na Escultura o Expressionismo teve uma boa representação, e um dos principais artistas foi o famoso Auguste Rodin que com seu imenso talento transmitia a arte com muita emoção.
Argumento :
Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento ”Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe. Os três pintores que mostramos estão incluídos nessa designação.
Argumento :
Alguns historiadores determinam para esses pintores o movimento ”Pós Impressionista”. Os pintores não queriam destruir os efeitos impressionistas, mas queriam levá-los mais longe. Os três pintores que mostramos estão incluídos nessa designação.
Gostei muito do post. Parabéns ao(s) criador(es)
ResponderExcluir